Quase
80% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio tem aprendizagem
insuficiente nas disciplinas de Português e Matemática, conforme os
resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017,
realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o levantamento, apenas 0,82% dos
concluintes tem proficiência adequada na Lingua Portuguesa.
Os
dados divulgados pelo Ministério da Educação contam com avalições de
estudantes de escolas públicas federais, estaduais, municipais e
privadas. Em Língua Portuguesa, 79,39% dos estudantes do 3º ano tiveram
proficiência considerada insuficiente. Isso quer dizer que em uma escala
do nível 0 ao 8, quase 80% chegaram apenas ao nível 3.
O
resultado potiguar foi pior que o nacional, que já é preocupante.
Apenas 1,62% dos estudantes às vésperas de concorrer a uma vaga no
ensino superior tem conhecimento adequado na disciplina. Isso equivale a
cerca de 20 mil estudantes dos 1,4 milhão que fizeram a prova nessa
etapa.
No
caso da Matemática, 79,93% dos estudantes potiguares na mesma série
também só alcançaram até o nível três de proficiência, numa escala que
vai até 10. Apenas 2,24% tinham nível de conhecimento adequado para o
período de estudo, de acordo com o levantamento.
Na
comparação entre os resultados das provas de 2015 e 2017, o estado
conseguiu melhorar em 1,1% o desempenho médio em Português. No caso da
Matemática, porém, o resultado foi negativo, com uma queda 0,5 pontos.

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