Mais de 800 modalidades de atendimento do serviço público federal podem
ser acessadas por computador ou celular. Mais de 200 desses
procedimentos, um quarto do total, foram transformadas ou criados em
plataformas digitais após março, o mês de início da pandemia provocada
novo coronavírus no Brasil.
“A pandemia gerou um senso de urgência ainda maior”, descreve Luis
Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital, do Ministério da
Economia. Segundo ele, a necessidade de distanciamento social provocou a
interrupção de funcionamento de muitas agências de atendimento
presencial da administração pública federal em diferentes cidades e
estados, conforme determinação local.
Entre os novos serviços estão a solicitação e acompanhamento do
Auxílio Emergencial de R$ 600, a comunicação sobre voos cancelados no
exterior à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os registros de
mediação e instrumentos coletivos de trabalho. Entre os serviços
tornados digitais está a solicitação do seguro-desemprego por
empregados domésticos.
De acordo com Monteiro, das 3,6 mil modalidades de serviços disponíveis no portal gov.br, 58% já são digitais e 42% ainda precisam ser feitas presencialmente ou por telefone. A meta descrita na Estratégia de Governo Digital 2020-2022 é que ao final desse período todas as modalidades de serviço público possam ser feitas eletronicamente.
O número de usuários individuais inscritos no portal já ultrapassou a
casa dos 70 milhões. O login único no gov.br permite acesso a
modalidades diferentes de serviço como solicitações junto ao INSS,
inscrição de carteira de trabalho digital ou requerimentos relativos à
habilitação para dirigir.
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