quinta-feira, abril 14, 2016

Câncer de laringe cresce no Brasil e HUOL tem programação especial sobre o uso voz‏.

A quantidade de câncer de laringe está crescendo no mundo inteiro e o Brasil desponta como um dos países onde esse crescimento é mais acentuado. Por isso, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Departamento de Fonoaudiologia (DEPFONO) intensificam ações de informação para reeducar a população no uso e conservação da voz e, também, quanto à identificação de casos no início da doença.

Sábado, 16, é o d Dia Mundial da Voz – Em razão da data, o Hospital Universitário Onofre Lopes promove, nesta quinta-feira, 14, durante todo o dia, campanha alusiva ao tema, com a prestação de atendimento de Especialistas e Residentes de Otorrinolaringologia e Fonoaudiólogas, para triagem de patologias que atingem a laringe e orientação de cuidados com a voz.

Na ocasião, serão realizadas oficinas para melhorar a voz e orientar sobre a prevenção. Haverá também análise espectrográfica da voz, por computador, com o laboratório da voz, além de outras atividades.

Nos casos de problemas de voz, a avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo são complementares. Rouquidão por mais de 15 dias ou rouquidão frequente, cansaço ao falar, sensação de ardência, bolor ou aperto na garganta e são sinais de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário