terça-feira, outubro 01, 2013

Dificuldade de evacuar e excesso de peso favorecem hemorródias.

Visitar o proctologista não é tarefa apenas dos homens quando vão fazer os exames preventivos contra câncer de próstata. Na verdade, os exames preventivos apenas usam a mesma via, mas homens e mulheres deveriam ter esse profissional na agenda do telefone, especialmente se sangram ou sentem dores na hora de evacuar.

De acordo com a coloproctologista Fernanda Coelho, cerca de 80% da população sofre com a chamada doença hemorroidal ou hemorroidas. A maioria dos casos é identificada nas mulheres e é causada pelo excesso de esforço durante a evacuação ou em virtude do aumento de pressão sobre os vasos sanguíneos da região anal, principalmente durante a gravidez. Mas as hemorroidas também possuem um fator genético que não deve ser desconsiderado.

“A doença surge quando os vasos da região ano-retal se inflamam, adoecendo a região”, explica a médica, ressaltando que as hemorroidas podem ser  externas (quando crescem sob a pele ao redor do ânus e, muitas vezes, grandes o suficiente para se pendurarem para baixo)  ou internas. “As internas apresentam quatro graus, de acordo com a gravidade, sendo o primeiro o mais leve e os dois últimos mais graves, necessitando de intervenção cirúrgica”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário