sexta-feira, outubro 04, 2013

Nos jornais: Desistência de Marina favorece Dilma, diz IBOPE.

Levantamento do Ibope mostra que a presidenta é, atualmente, a candidata ao Planalto com maiores chances de conquistar potenciais eleitores de Marina Silva, na hipótese de a ex-senadora não concorrer à Presidência da República

Levantamento do Ibope feito a pedido do Estadão Dados mostra que a presidente Dilma Rousseff é, atualmente, a candidata ao Planalto no ano que vem com maiores chances de conquistar potenciais eleitores de Marina Silva, na hipótese de a ex-senadora não concorrer à Presidência da República.

Os eleitores potenciais de Marina são 43% dos brasileiros. Desse contingente, 59% disseram na pesquisa que também poderiam, votar em Dilma ou que “com certeza” votariam nela. No caso do tucano Aécio Neves, o índice foi de 52%. Eduardo Campos (PSB) apareceu com 40%. A soma dos índices supera 100% porque eleitores citaram mais de um nome como segunda ou terceira opção.

A vantagem de Dilma é maior se considerados apenas os simpatizantes de Marina que se declararam dispostos a votar “com certeza” na atual presidente. Nesse caso, Dilma aparece com 28%, quase o triplo do índice “com certeza” obtido por Aécio (10%).

Se abocanhar uma parcela maior do eleitorado que hoje simpatiza com Marina, a atual presidente reforça suas probabilidades de uma vitória no primeiro turno – atualmente, ela aparece com mais votos do que a soma dos adversários, condição necessária para encerrar a disputa sem uma segunda rodada. 
(Congresso em Foco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário