O Banco Pan liderou o ranking de reclamações contra
instituições financeiras no segundo trimestre deste ano, de acordo com
lista divulgada hoje (16) pelo Banco Central (BC). A lista refere-se a
bancos que têm mais de 4 milhões de clientes em sua base. Em segundo e
terceiro lugares, aparecem o Bradesco e o Santander, respectivamente.
No período apurado, o Banco Central (BC) recebeu 701 queixas
consideradas procedentes contra o Pan, a maioria delas relacionadas à
"oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de
forma inadequada", com 159 registros, seguida por "irregularidades
relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou
legitimidade dos serviços relacionados à operações de crédito", com 88
ocorrências.
O ranking de reclamações é formado a partir das demandas do
público registradas nos canais de atendimento do Banco Central, como
internet, aplicativo, correspondência, feitas presencialmente ou por
telefone. São consideradas reclamações procedentes as ocorrências
registradas no período de referência em que se verificou indício de
descumprimento por parte da instituição financeira.
Participam do ranking, além dos bancos comerciais, os bancos
múltiplos, os cooperativos, os de investimento, as filiais de bancos
comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito,
financiamento e investimento e administradoras de consórcio. As listas
se dividem entre aquelas instituições financeiras com mais ou menos de 4
milhões de clientes.
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