sexta-feira, outubro 18, 2013

Pimentel cogita prorrogação do IPI reduzido de carros até março de 2014.

Montadora Ford, em São Bernando do Campo
Montadoras pleiteiam prorrogação para reduzir os estoques das fábricas (Paulo Whitaker/Reuters)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse na manhã de ontem quinta-feira que a “tendência” é que o governo federal atenda ao pedido das montadoras e prorrogue a redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) dos automóveis zero quilômetro pelo menos até o fim de março de 2014. No calendário atual, a alíquota do imposto voltaria ao patamar mais alto em janeiro.
O ministro disse também que a ampliação do prazo de vigência do IPI menor está sendo analisada pelo Ministério da Fazenda, que avalia o impacto da medida na arrecadação e o cumprimento das metas fiscais, mas que “há possibilidade de o pleito ser atendido”.

Estoques em alta - As montadoras pedem a prorrogação devido ao aumento dos estoques nos pátios das fábricas e desaceleração nas vendas. Nos dez primeiros dias úteis de outubro, foram licenciados 138,5 mil veículos, 3,6% menos que em igual período de setembro.

Os estoques somados são suficientes para cerca de 40 dias de vendas, o mais alto nível desde maio de 2012. No final daquele mês, o governo reduziu o IPI, benefício mantido até agora, ainda que parcial, mas com previsão de término em dezembro.

Um indicador da Confederação Nacional da Industrial (CNI) também mostra o acúmulo de produtos. Em agosto, o estoque efetivo em relação ao planejado no setor de veículos automotores chegou a 55 pontos, superior aos 53,3 pontos de julho – acima de 50 indica aumento de estoque. (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário