O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) -
Conjunto de Órgãos Públicos e Entidades Civis que atua de forma
integrada em defesa do consumidor - por meio dos dados coletados por seu
sistema de informação, o Sindec, revelou que as companhias de
telecomunicações lideram o ranking das reclamações registradas nos
Procons do Brasil, em 2013.
De acordo com os
dados, analisados de janeiro a setembro deste ano, foram feitas 386.090
queixas às operadoras de telefonia no país, das quais 1.467 foram
realizadas no Rio Grande do Norte. O percentual de resolutividade
nacional ficou em 76,55%, indicando que aproximadamente 24% das
denúncias não foram solucionadas.
Confira abaixo as quatro empresas de telefonia mais reclamadas:
Oi (telefonia móvel e fixa) - apresentou 153.162 queixas (quase metade do número total das reclamações da categoria);
Claro - 63.916
Vivo com 34.204
Tim com 31.635
O
segundo setor com mais queixas registradas foi o dos Bancos, com mais
de 251 mil reclamações, das quais 58,93% foram resolvidas. Dentro da
categoria dos Bancos, os privados exibiram o maior número de denúncias,
213.260. Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, juntos,
atingiram a marca de 38.727 registros nos Procons do país.
Veja os quatro Bancos privados mais reclamados:
Itaú – 65.416
Bradesco – 55.819
Santander – 26.885
Caixa Econômica – 20.692
Para o diretor do site Reclame RN, Araken Farias,
os números da telefonia foram os que mais cresceram em relação ao mesmo
período de 2012, aumentando em mais de 30%. O mais preocupante é que a
quantidade de acordos vem diminuindo, chegando a patamares abaixo dos
25% de resolutividade.
Assessoria Reclame RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário