segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Bebê de 1 ano ingere removedor enquanto família faz faxina.

A família de Patrícia Oliveira estava aproveitando o sábado (16) para fazer uma faxina em casa, quando a filha dela, Clara, 1 ano e 6 meses, pegou um frasco de removedor e virou na boca. "Estávamos limpando e, em certo momento, parei para o almoço. Já eram quase duas da tarde. Minha sobrinha estava usando o removedor na sala e, em um descuido, questão de dois segundos, Clara pegou e levou diretamente para a boca e encheu", conta a mãe, em entrevista a CRESCER. "Minha outra sobrinha tomou o frasco dela e nos chamou. Ela estava com a boca cheia e minha mãe pediu que ela colocasse pra fora. Aí ela engoliu e o desespero começou", relata. O caso aconteceu em Guarulhos, na grande São Paulo.

Os momentos seguintes foram de pânico. "Começou a faltar ar para ela. Clara arregalava os olhos. Fiquei sem reação e, então, ela teve o primeiro desmaio. Ela voltou, tentava puxar ar e não conseguia. Aí veio meu maior desespero: ela ficou toda roxa, fechou os olhinhos e desmaiou novamente. Achei que, ali, ela não iria voltar", lembra.

Como a pequena não conseguia respirar, a avó fez a manobra de colocá-la no colo, de bruços, e dar alguns tapinhas nas costas, na tentativa de desobstruir as vias aéreas. Deu certo! "Corremos para o hospital, mas, lá, não fizeram lavagem, nem nada. Ela só ficou em observação e foi liberada depois de duas horas", diz Patrícia. Para se certificar, a família levou a garota em outro hospital. O médico disse que o certo seria fazer a lavagem, mas isso não poderia mais acontecer por causa do tempo que já tinha transcorrido. "Com as horas da ocorrência, o produto já havia sido absorvido. Ele passou medicação para dor, porque ela estava reclamando, e outra para não vomitar e para impedir que a substância fosse para o pulmão. Além disso, colocou soro na veia para hidratar e limpar um pouco. Ela ficou em observação por mais um tempo, tomou uma sopa e foi liberada, para continuarmos a medicação em casa", explica a mãe. 
 
Segundo Patricia, agora, Clara passa bem, mas ela faz questão de compartilhar o alerta, na tentativa de evitar que outras famílias vivam situações parecidas. "Foi um susto tremendo. Até agora choro ao lembrar da cena. Não desejo o que eu passei para ninguém", completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário