A maioria dos brasileiros (72%) mudou a rotina financeira por causa
da crise econômica, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Oito em cada dez consumidores pretendem manter os hábitos caso a crise
seja resolvida em 2018. Somente 19% garantem não ter feito mudanças.
Segundo
as entidades, o orçamento mais curto fez com que muitas famílias
modificassem a rotina de compras, além de repensar algumas de suas
prioridades. Mais da metade (55%) usam de cautela extra, evitando o
consumo de produtos supérfluos. Esse percentual aumenta para 68% entre
os mais velhos e 69% entre os pertencentes às classes A e B. Outros 55%
reduziram os gastos com lazer, enquanto 54% passaram a fazer pesquisas
de preço antes de adquirir um produto e 52% ficaram mais atentos às
promoções, buscando preços menores.
Estabelecer estratégias a fim
de diminuir as despesas em casa passou a ser comum para boa parte dos
entrevistados: entre os consumidores que afirmaram ter mudado seus
hábitos financeiros, 51% buscaram economizar nos serviços de luz, água e
telefone, pensando no valor da conta; 46% adotaram a substituição de
produtos por marcas similares mais baratas; 44% passaram a controlar os
gastos pessoais e/ou da família; e 43% passaram a evitar parcelamentos
muito longos.
A atitude menos adotada a partir da crise econômica
foi o hábito de poupar ao menos uma parte dos rendimentos, mencionada
por apenas 26%.
“Cada família encontrou um jeito de lidar com a
situação, fazendo as despesas caberem no orçamento. Em momentos de
sufoco financeiro, é importante os consumidores ficarem mais atentos aos
gastos com itens supérfluos ou desnecessários e controlarem os gastos
pessoais, mas atitudes como essas são recomendáveis em qualquer contexto
para uma prosperidade financeira. Além disso, ter uma reserva
financeira te ajuda a passar por momentos de crise com segurança e
tranquilidade”, destaca a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela
Kawauti.
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