O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai realizar audiências
públicas nas cinco regiões do país para debater a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) do ensino médio. O documento vai orientar os
currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que
devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada
área de conhecimento.
A primeira reunião será realizada em
Florianópolis, no dia 11 de maio. Em seguida, haverá audiências em São
Paulo (8/6), Fortaleza (6/7), Belém (10/8) e Brasília (29/8).
A
BNCC foi entregue na semana passada pelo Ministério da Educação ao CNE. O
conselho deverá analisar e aprovar a BNCC antes de o documento começar a
valer.
No fim do ano passado, o CNE aprovou a base curricular
para as outras duas etapas do ensino básico: a educação infantil e o
ensino fundamental. Também foram realizadas cinco audiências públicas,
além do recebimento de sugestões pela internet.
O ministro da
Educação, Rossieli Soares, espera que a BNCC do ensino médio seja
homologada até o fim deste ano, para que o processo de implementação
possa ser iniciado em 2019.
Áreas de Conhecimento
O
texto entregue pelo MEC organiza a BNCC do ensino médio por áreas do
conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências
humanas. Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática
aparecem como componentes curriculares, ou seja, disciplinas
obrigatórias para os três anos do ensino médio.
Os alunos deverão
cobrir toda a BNCC em, no máximo, 1,8 mil horas-aula. As 1,2 mil horas
restantes devem ser dedicadas ao aprofundamento no itinerário formativo
de escolha do estudante. Esses itinerários serão desenvolvidos pelos
estados e pelas escolas, e o MEC vai disponibilizar nos próximos meses
um guia de orientação para apoiar a elaboração desses documentos.
As
escolas poderão oferecer itinerários formativos em cada uma das áreas
do conhecimento ou combinando diferentes áreas. Outra opção é a oferta
de itinerários formativos focados em algum aspecto específico de uma
área. Os alunos poderão também optar por uma formação
técnico-profissionalizante, que poderá ser cursada dentro da carga
horária regular do ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário