quarta-feira, abril 11, 2018

Defesa Civil de Triunfo Potiguar afirma que vídeo de enchente é falso

Vem circulando nas redes sociais uma série de imagens e vídeos nos quais se afirmam que seriam do município de Triunfo Potiguar, a 254 km de Natal, onde um açude se rompera devido as águas das chuvas e a cidade estaria alagada, masa reportagem do PORTAL NO AR checou e se trata de mais uma noticia falsa, conhecida nas redes como “fake news”.

O vídeo seria do município de Tuntum no Maranhão, no qual a enchente foi causada pelo transbordamento do Riacho Tuntum, que cruza o município localizado a 365 km de São Luís. A informação foi repassada pelo secretário Municipal de Agricultura e coordenador da Defesa Civil Municipal, Zuéliton da Silva Almeida, que informou que a situação é de atenção, mas pode mudar em caso de novas precipitações.

“A situação neste momento está sob controle. O açude ainda está com problemas na cratera. O corte na parede não foi o suficiente, mas a água baixou cerca de um metro e meio, porém a situação pode mudar caso as chuvas retornem. Esperamos que tudo se resolva e nós possamos voltar a normalidade”, comentou o diretor.

As aulas foram suspensas na rede municipal para abrigar os moradores ribeirinhos que seriam os primeiros atingidos em caso de rompimento. A Polícia Militar (PM) também auxiliou no processo e montou uma barreira para proteger o Hospital do município, enquanto outras equipes iam de porta em porta orientando as pessoas a deixaram suas residências para se abrigarem nas escolas livres do perigo das cheias.

O sinal de alerta foi intensificado através de grupos no WhatsApp. As informações são de que, caso haja o rompimento, grande parte da cidade será atingida, inclusive os arredores da igreja Matriz. A Prefeitura vem desenvolvendo um esforço concentrado com ajuda de voluntários e uma equipe de técnicos estão no local retirando novas camadas de barro da barragem para facilitar o escoamento da água para o desvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário