O Facebook perdeu a preferência entre jovens, sendo ultrapassado por
YouTube, Instagram e Snapchat. A conclusão é de uma pesquisa divulgada
nesta semana pelo Centro de Pesquisas em Internet e Sociedade Pew
Research Center, grupo de investigação sediado nos Estados Unidos e
famoso internacionalmente.
O levantamento ouviu 743 adolescentes entre 13 e 17 aos e mais de
mil pais norte-americanos entre março de abril. Os dadoss são uma
indicação mas não refletem a situação de outros países do mundo, muitos
com índices de acesso à internet e a redes sociais diferentes dos EUA.
De acordo com o estudo, o YouTube é a plataforma mais popular, usada
por 85% dos entrevistados. Em seguida, estão Instagram (72%), Snapchat
(69%), Facebook (51%) e Twitter (32%). Entre aqueles que usam
frequentemente, o Snapchat assume a liderança (35%), seguido pelo
YouTube (32%), Instagram (15%) e Facebook (10%).
Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2015, o Facebook foi a
plataforma preferida dos adolescentes, sendo acessada por 71% dos
entrevistados. Na sequência, Instagram (52%), Snapchat (41%) e Twitter
(32%). Nessa rodada, o YouTube não era considerado nas entrevistas com
meninos e meninas.
No recorte por renda, o Facebook ganha popularidade entre os menos
abastados. Do total de entrevistados, o Facebook faz parte do dia a
dia de 70% daqueles com renda anual por lar abaixo de US$ 30 mil. Entre
aqueles com receita total da família acima de US$ 75 mil, o índice cai
para 36%.
Na distribuição por gênero, o Snapchat foi mais popular entre meninas
(42%) do que entre meninos (29%). Já o YouTube teve mais
registros entre rapazes (39%) do que moças (25%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário