Do total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o débito não autorizado
O débito não autorizado em conta foi a
principal reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC), em
dezembro de 2013. Do total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o
débito não autorizado. Em novembro, essa também era a principal
reclamação, com 440 do total de 2.303 irregularidades.
Foram registradas no BC 125 reclamações
sobre os débitos não autorizados feitos pela Caixa. No Banco do Brasil o
número ficou em 111 e no Santander, 99. Os resultados divulgados levam
em conta bancos com mais de 1 milhão de clientes.
Em segundo lugar na lista de principais
irregularidades, está a cobrança de tarifas por serviços não contratados
pelos clientes, no total de 335 casos. Em seguida vêm as reclamações
por prestação irregular do serviço de conta-salário (231).
No mês passado, no ranking de
reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por
instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar. Foram consideradas
procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o Santander, com 402 casos.
No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463 reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos
oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as
reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro
Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada,
primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço
de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o
cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo
máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também
podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
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