quarta-feira, janeiro 15, 2014

Tartaruga-gigante com nadadeira amputada encalha no litoral do RN.

Uma tartaruga marinha encalhou na praia de Jacumã, município de Ceará-Mirim, no litoral norte do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (15). O animal foi encontrado por banhistas e estava com uma das nadadeiras amputada. A Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar foi acionada e providenciou a remoção do réptil para o Aquário Natal. A tartaruga é da espécie Dermochelys coriacea, conhecida como tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro.

De acordo com Ricardo Sérgio Feitosa, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e membro do Projeto Tamar, a tartaruga-gigante não tem resistência para ser mantida em cativeiro, mas a remoção dela para o aquário foi necessária para que receba a atenção necessária.

"Ela está com uma nadadeira amputada, precisa de cuidados. Vamos providenciar o tratamento dela para realizar a soltura em alto-mar o mais rápido possível", explicou Feitosa.

Segundo o Projeto Tamar, a tartaruga-gigante é a maior de todos os indivíduos da família dos quelônios. No Brasil, já foram registrados espécimes com até 182 centímetros de "comprimento curvilíneo de carapaça", parâmetro de medição usado. A maior tartaruga já encontrada no mundo tinha 2,56 metros de comprimento. Em média, o animal pesa até 700 quilos. A mais pesada já vista, porém, tinha 916 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário