quarta-feira, janeiro 15, 2014

França registra 7.000 casamentos gays em 2013.

Não houve nem um surto, como temiam os opositores de um "casamento para todos", nem um desinteresse, como contagens incompletas haviam sugerido em um primeiro momento. Segundo os primeiros números publicados pelo Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos (Insee, sigla em francês), na terça-feira (14), cerca de 7 mil casamentos entre pessoas de mesmo sexo foram celebrados desde o primeiro deles, no dia 29 de maio de 2013, entre Vincent Autin e Bruno Boileau, em Montpellier, na presença de vários membros do governo.

Casamentos que, após meses de debates tempestuosos pontuados por manifestações, ocorreram em meio a uma tranquilidade paradoxal. Nenhuma cerimônia foi impedida por manifestantes hostis. Somente alguns prefeitos se recusaram a aplicar a lei, como em Arcangues (Pirineus Orientais) em julho, ou ainda em Bollène (Vaucluse) em setembro, onde as uniões afinal foram celebradas por secretários da prefeitura.

A pequena comuna de Fontgombault (departamento de Indre) chegou a aprovar uma deliberação que nega o casamento homossexual argumentando a existência de uma "lei natural superior às leis do homem". A legalidade dessa medida será decidida pela Justiça. Mas, enquanto esses casos ganhavam os holofotes, mais de 2.900 comunas celebravam sem maiores incidentes pelo menos um casamento homossexual, segundo o Insee.

Eles representaram cerca de 3% dos casamentos realizados em um ano. Um número elevado, em relação à proporção de casais do mesmo sexo entre todos os casais, que é de 1%. Certamente o efeito do "primeiro ano" teve seu papel. Certos casais homossexuais formados há muito tempo esperavam por esse momento e quiseram se casar o mais rápido possível.

O apelo da novidade pode ser visto nas idades dos casais que contraíram matrimônio, mais elevadas que entre os heterossexuais: 50 anos em média para os homens e 43 anos para as mulheres (contra 37 e 34 para os casados heterossexuais). A diferença de idade entre os membros do casal é mais elevada entre os casados homossexuais (7 anos, contra 4,3 no caso de casais heterossexuais).Via Bol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário