O Banco Central (BC) lançou hoje (24/1) um assistente virtual de
atendimento ao cidadão chamado Din. A versão inicial vai auxiliar na
consultar a relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e
outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. Segundo o
BC, o Din evoluirá “em breve” para ajudar com outros assuntos que
envolvam o cidadão e o BC.
A versão inicial da ferramenta também ajuda o cidadão a consultar a
certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições
financeiras, servindo para comprovar, por exemplo, hipossuficiência
financeira, necessária para receber financiamento estudantil e para ter
acesso gratuito à Justiça.
Cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao BC são
sobre os relatórios disponíveis no Registrato, sistema que permite
acesso pela internet a relatórios contendo informações sobre
relacionamentos de clientes com as instituições financeiras e sobre
operações de crédito.
Segundo o BC, o novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar
o acesso do cidadão aos próprios dados. “A vantagem do assistente
virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas
por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata”,
acrescentou o BC.
O BC informou que o Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina).
Caso o usuário ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato com os
canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do
telefone 145 ou pelo site da instituição, em "Fale conosco".
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