O Facebook anunciou mudanças nas regras para as páginas dentro da
plataforma. A principal delas é a identificação de
publicações consideradas “notícias falsas” e que, em razão disso, têm a
distribuição reduzida. Os administradores das páginas poderão ver quais
mensagens foram enquadradas nesta categoria. Também terão acesso a
outros conteúdos retirados por violarem as normas internas da companhia
(os Parâmetros da Comunidade).
Os administradores de páginas passarão a ter acesso a uma “aba”
denominada “Qualidade da Página”. Nela, ficarão listados os posts
avaliados como “falsos”, “mistos” ou com “título falso”, conforme
categorias definidas pela empresa. A classificação é feita por
agências de checagem de fatos parceiras (conheça as regras de análise aqui).
Até agora, quando uma publicação era marcada desta maneira não havia
qualquer sinalização nem ao autor nem aos administradores de páginas. O
autor, contudo, seguirá sem ser notificado.
A redução de alcance de conteúdos considerados "notícias falsas" vem
sendo adotada pela rede social, sem remover os posts mas criando
obstáculos a sua difusão. “Esperamos que isso forneça às pessoas as
informações necessárias para policiar comportamentos inadequados de
administradores de uma mesma página, entender melhor nossos Padrões da
Comunidade e, em alguns casos, nos informar quando acreditarem que
tomamos uma decisão incorreta sobre um determinado conteúdo”, afirmou a
empresa em comunicado oficial. No Brasil, o Facebook estabeleceu parceria
com entidades de checagem de fatos, como a Agência Lupa, aos Fatos e
France Press para verificar circulação de notícias falsas durante as eleições de 2018.
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