Seis de cada dez ingressantes em cursos de formação inicial de novos
professores estudam por meio de educação a distância (EAD). A maioria
dos futuros docentes fazem esses cursos em redes privadas de ensino
(53%). Entre 2010 e 2017, o crescimento de alunos de magistério com
formação não presencial em faculdades particulares cresceu 162%.
Esses dados foram contabilizados pela organização não governamental
(ONG) Todos pela Educação no estudo “Estatísticas de ensino superior
sobre formação inicial de professores no Brasil”, a partir dos registros
do Censo de Educação Superior, apurados pelo Inep/MEC em 2017.
Conforme a análise, em oito anos, a quantidade de ingressantes em
cursos voltados à docência reverteu entre as modalidades presencial e a
distância. Em 2010, 151 mil alunos iniciantes eram de cursos EAD (34% do
total). Em 2017, o volume era de 387 mil (61%). Já na modalidade
presencial, a queda foi de 292 mil em 2010 ingressantes (66% do total)
para 251 mil ingressantes (39%).
No mesmo período, o crescimento do número de alunos de curso de
formação de professores em educação a distância é maior do que o
verificado nos demais cursos. Em 2010, 13% dos alunos de cursos
superiores (excetuados os de formação em magistério) faziam na
modalidade a distância. Em 2017, a proporção era menos de um terço (27%), trinta e quatro pontos percentuais abaixo do verificado nos cursos de formação de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário