sexta-feira, novembro 09, 2018

Escola é denunciada ao MP por ter banheiro único para meninos e meninas.

O Ministério Público do Distrito Federal abriu investigação sobre a adoção de um sistema de banheiros únicos – sem distinção de gênero – em uma escola pública da capital. O colégio começou a funcionar em maio, já com essa proposta, mas a iniciativa foi questionada por famílias e pelo Conselho Tutelar da região.

A Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá tem 380 alunos, com idades entre 4 e 8 anos. Ao todo, são nove banheiros de uso coletivo, mas separados por cabines individuais. O Conselho Tutelar encaminhou a denúncia ao MP no fim de outubro, e não há prazo para que uma decisão seja tomada.

Segundo um dos conselheiros da região, Manoel Magalhães, a medida tem o objetivo de “proteger as crianças”.

“Vimos um risco iminente. Pelos casos que atendemos, vemos alto risco de abusos sexuais”, diz. “Não podemos esperar que o abuso aconteça para tomar as providências”.

O Ministério Público afirmou que a denúncia foi recebida em 31 de outubro e motivada pela família de um aluno, que criticava o modo como a escola trabalhava as “questões de gênero”.

Em resposta ao pedido de investigação, o Ministério Público pediu mais informações à direção da escola e, em seguida, a adoção de providências “para preservar a intimidade e a privacidade das crianças”. O MP não informou se há prazo para o cumprimento da medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário