Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas
(CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que o
Natal deste ano deve injetar aproximadamente R$ 53,5 bilhões na economia
do país. O estudo indica que as projeções permanecem no mesmo patamar
do ano passado.
O levantamento aponta 72% dos brasileiros planejam comprar presentes
para terceiros no Natal, o que representa 110,1 milhões de consumidores.
Entre os que não vão presentear (9%), os motivos se dividem entre falta
de importância ao feriado (26%), falta de emprego (17%), ou falta de
dinheiro. Os que ainda não decidiram representam 19% dos entrevistados.
Os consumidores ouvidos na pesquisa devem comprar, em média, entre
quatro e cinco presentes, gastando o valor médio de R$ 115,90. O índice
também revela que o número dos que pretendem desembolsar entre R$ 100 e
R$ 200 com presentes cresceu na comparação com 2017, passando de 10%
para 16%, e que um terço desse percentual está na faixa acima dos 55
anos.
Entre os que compraram presentes em 2017, quase um terço (27%) afirma
que irá gastar um valor superior este ano – enquanto 30% planejam
gastar a mesma quantia e 22%, menos. Considerando os que vão gastar
mais, 29% planejam adquirir um presente melhor, enquanto 25% reclamam do
aumento dos preços. Há ainda quem economizou ao longo do ano (22%).
Dos consumidores que vão diminuir gastos, a principal razão deve-se à
situação financeira ruim (34%). As outras razões dividem-se entre
economia (30%), outras prioridades (14%) e desemprego (12%).
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