Faltando três dias para a bola rolar na Copa do Mundo da Rússia, a
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
divulgou nesta segunda-feira, 11, o resultado da pesquisa de Intenção de
Consumo das Famílias de produtos relacionados ao Mundial de Futebol
2018. No Rio Grande do Norte, apenas 28,2% das famílias potiguares irão
às compras durante a Copa, número é superior à média nacional que
registrou 24,1% de intenções de consumo.
“Apesar do número do Rio Grande do Norte ser 4.1 pontos percentuais
maior que a média nacional, o levantamento mostra que a população não se
empolgou ainda com a Copa do Mundo de Futebol e isso se deve, a nosso
ver, muito ao cenário ainda complicado da nossa economia. Não podemos
esquecer que temos mais de 13% da nossa população desempregada, sendo
que no RN são quase 15%. Temos, também, índices ainda altos de
inadimplência e endividamento. Mas nós temos a expectativa de que, a
medida em que os jogos forem acontecendo e, de acordo com o desempenho
da nossa seleção, possamos registrar um aquecimento maior nestas vendas,
o que será muito positivo para o comércio”, afirmou o presidente em
exercício da Fecomércio RN, Gilberto Costa.
A intenção de gasto apontada pela maioria dos entrevistados (41,1%)
foi de mais R$ 300, 23,4% vão gastar até R$ 100 e 22% dos entrevistados
pretendem desembolsar até R$ 200. Os produtos mais procurados pelos
consumidores serão itens de vestuário masculino, feminino e infantil
(9,4%), alimentos e bebidas (8,2%); e aparelhos televisores (7,4%).
A pesquisa da CNC também apurou em qual local será o consumo do
principal item de consumo, alimentos e bebidas. Mais de 65% irão
consumir os produtos em casa, contra 17% das intenções voltadas para o
consumir em bares e restaurantes.
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