O Censo Escolar aponta uma queda no número de matrículas em escolas
públicas em relação aos ensinos fundamental e médio, fenômeno que vem se
repetindo nos últimos anos. Segundo os dados divulgados na
segunda-feira (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram matriculados 6.192.819 alunos
no ensino médio em 2019, contra 6.462.124 no ano anterior, uma redução
de 4,34%.
Apesar da redução, houve melhora nas escolas de tempo integral,
que passou de 9,2% para 10,6% do total de matrículas na última etapa do
ensino básico em instituições públicas. No ensino integral, os
estudantes podem, com mais tempo na escola, ter acesso a atividades
culturais, esportivas, além de conteúdos de comunicação, saúde, entre
outros.
No ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, o número de alunos
matriculados em 2019 caiu 1,62% em relação a 2018, passando de
21.760.831 de alunos para 21.413.391. Desse total, quase 11% foram para o
ensino integral.
Ampliar a educação em tempo integral nas escolas é uma das metas
do Plano Nacional de Educação (PNE), lei que estabelece parâmetros para
melhorar a qualidade da educação brasileira. Uma das metas do PNE é
oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas
públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação
básica até 2024.
O Censo Escolar também trouxe dados sobre o número de alunos
matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade
presencial, que também diminuiu, passando de 2.878.165 de alunos em 2018
para 2.625.462 em 2019, uma redução de 9,6%.
O levantamento, que foi publicado no Diário Oficial da União,
traz apenas os dados referentes ao número de alunos matriculados em
escolas públicas, abrangendo todas as etapas de ensino (da creche ao
ensino médio). A divulgação das informações completas do Censo Escolar
está prevista para o final de janeiro.
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