A inclusão por meio da educação, com atitudes que melhoram o acesso
ao conhecimento. Foi com esse objetivo que duas alunas do Centro
Estadual de Educação Profissional Maria Rodrigues Gonçalves, em Alto do
Rodrigues, adaptaram, com ajuda dos seus professores, a tabela periódica
para que uma estudante cega pudesse acompanhar as aulas de química.
A
iniciativa surgiu quando as alunas do ensino médio Laine Sousa, do
curso de Sistema de Energias Renováveis, junto com Aysla Ferreira, do
curso de Informática, identificaram que a estudante Jéssica Dayane tinha
necessidades educacionais especiais e não conseguia adquirir os
conhecimentos apenas de forma empírica. “A ideia surgiu ano passado,
quando eu observei a dificuldade da Jéssica em entender a tabela
periódica e, a partir disso, busquei uma maneira de possibilitar a
compreensão dela, pois sabemos que é de grande necessidade entender a
tabela, pois é base de entendimento de outras disciplinas”, explica
Laine.
A tabela desenvolvida pelas alunas utiliza recursos táteis que
facilitam a compreensão dos elementos químicos de forma lúdica. Ela foi
produzida com botões e algodão, diferenciando os 118 elementos químicos
existentes.
A estudante Jéssica Dayane disse que a tabela vai
contribuir muito para sua formação. “Eu fiquei muito feliz com a
iniciativa, vai me ajudar muito”, explica. Além disso, Jéssica comemora
por, finalmente, compreender de forma efetiva os conhecimentos
adquiridos em sala de aula. “Através do tato eu consigo conhecer os
elementos químicos e com isso eu posso entender melhor o assunto”,
enfatiza a estudante.
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